sábado, 14 de novembro de 2009

Boa sorte, ou melhor: Ganbatte kudasai!

Leio muito sobre filosofia, mas ao contrário de alguns leitores deste gênero, não ignoro a contribuição oriental. A filosofia ocidental, sem dúvida, é fascinante, mas o material do oriente consegue ser absurdamente prático. Durante uma parte da minha carreira profissional, tive um líder que contribuiu para essa minha visão. Quando este líder deixou a empresa em que trabalhávamos, conversamos sobre isso durante algumas horas. Ao perceber o meu descontentamento, ele apenas disse: "queria ser japonês para lhe desejar boa sorte, pois, para eles, sorte é o encontro do preparo com a oportunidade e você está plenamente preparado para desafios maiores".

Entendi aquilo como um elogio e pesquisei um pouco sobre o conceito japonês de sorte. Sempre estive ao lado daqueles que exclamam "os japas são foda!" e eles realmente são. Se você buscar a tradução português/japonês para a palavra sorte, encontrará a palavra ganbatte, porém se traduzir novamente a palavra ganbatte para o português, o tradutor retornará esforço! Sendo mais objetivo, os japoneses não acreditam que a sorte possa ser mais responsável pela sua glória quanto o seu esforço.

Para eles, ganbatte não significa um esforço pequeno, mas sim um esforço gigantesco para se obter algo da mesma magnitude. Algo que exija muita dedicação para se obter. Algo do qual você precisará abrir mão de diversas outras coisas para conseguir. Para os japoneses, mesmo que não consigamos alcançar o nosso objetivo, o importante é que tenhamos nos esforçado ao máximo. No Japão, o esforço é mais respeitado do que o resultado. Assim, mesmo quando alguém consegue um resultado satisfatório com um esforço pequeno, os japoneses não consideram uma grande vitória, pois se o esforço tivesse sido maior, o resultado poderia ter sido melhor.

Digo que a filosofia oriental é prática, por razões como estas. Neste exemplo, tudo que você quiser você conseguirá, só depende do seu esforço. No Japão não há lugar para o talento individual ou para a sorte. Eles até podem acreditar que estes fatores possam, de alguma forma, contribuir, mas jamais acreditam que possam determinar a vitória mais do que o esforço.

Portanto, quando for fazer algo realmente desafiador e grande, não se preocupe em ter sorte ou em não ter talento para isso. Apenas ganbatte kudasai (se esforce)!

3 comentários:

  1. Acredito em consequências, não acredito em sorte. No máximo, há coincidências.
    Mas a consequência, essa sim acontece. Acontece decorrente exatamente do que voce falou e da filosofia japa: Esforços.
    A filosofia budista acredita que tudo o que te ocorre, de bom ou ruim, é apenas consequencia dos seus atos.

    Adorei o texto..
    E estou louca pra aprender japonês, mas a cor do cabelo nao ajuda em nada.

    Bom sabado.

    ResponderExcluir
  2. Oi... Ixi! Faz tempo que não venho aqui... Sim, concordo em parte, acho que como vc diz sobre os japoneses, é fato que é necessário uma dose de esforço para atingir o que se quer... Assim como as metas que temos, o mais importante é ir atrás delas...
    Contudo, acredito que existe algo "mágico" na vida, nas coisas e nas pessoas... Já sofri acidentes que não me causaram o menor mal, enquanto escuto relatos de outros que passaram por menos coisas que eu e acabaram muito mal... Fui criada por um homem maravilhosos, quando qqr ser despresível podia ter sido meu pai... Já aconteceram coisas das quais não podia explicar, isso é, que eu tive surpreendentemente muita sorte!
    É claro que tais coisas não aconteram relacionadas a estudo, trabalho, carreira e etc... acho que isso é sim totalmente vinculado ao esforço de cada um... Contudo, em outras "coisas" da vida, pode-se dizer sorte, anjo da guarda, acaso... Mas existe algo de mágico, assim como a própria vida...
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Uma vez, fui atropelada, fiquei em cima do capô do carro... Nossa foi sério o negócio... O cara vinha muito rápido! E simplesmente NADA de ruim me aconteceu! Fiquei com uns roxos aqui e ali...
    Tive uma paciente, bem jovem, que saindo do onibus, uma moto a atropelou... Ela não sofreu nenhum ferimento visível, só bateu com a cabeça... e ficou em coma, e sua vida inteira na cama...
    Tive um acidente de trabalho, e nada aconteceu comigo, fora o acidente... Não fiquei doente, nem desenvolvi doenças e etc... Tem gente q nunca sofreu um acidente de trabalho como o meu, mas ficou com doenças...
    Tive uma outra paciente que engoliu uma espinha de peixe, tiveram que "degolar" a mulher, pq teve uma infecção enorme, ela passou 2 meses na uti, POR CAUSA DE UMA ESPINHA DE PEIXE! Eu já engoli várias!
    Esses dias, um carro a toda não "tomou conhecimento" da esquina da minha casa... e entrou na calçada tendo sido parado somente pela parede do prédio... Fazia uns 15 minutos q tinha passado alí... Isso pq eu não quis estender o passeio com minha mascote...
    Então... No que se quer, ESFORÇO!
    Na vida em si, SORTE!

    ResponderExcluir